O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), considera a possibilidade de que as universidades e faculdades do estado possam retomar as aulas presenciais em setembro. A informação foi anunciada durante uma entrevista à rádio CBN Vitória, na manhã desta terça-feira (25).
“É bem provável que, no mês de setembro, tenhamos a capacidade de voltar com as aulas de curso superior. Pela facilidade de controlar mais adequadamente os alunos e professores e de estabelecer um ritmo de presença física em dias ou semanas alternados”, disse, sem definir uma data exata para o retorno das atividades.
As aulas presenciais estão suspensas no estado desde meados de março. O decreto mais recente em relação ao tema mantém a suspensão até segunda-feira (31).
Na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), setembro é o mês previsto para que seja implantado o ensino remoto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/1/7/ObRJa3SlmnbCfbdGyVoA/convenio-ufes-29-06-2018.mov-snapshot-00.03-2018.06.29-08.41.53-.jpg)
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória — Foto: Luciney Araújo/ TV Gazeta
Educação básica
Em relação à educação básica, Casagrande disse que, por enquanto, não há previsão para retorno. “Na educação básica ainda não temos essa segurança que precisamos ter”, disse, referindo-se à medidas necessárias, como o controle de distanciamento, por exemplo.
Em coletiva de imprensa transmitida pela internet nesta tarde (25), o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, reforçou que não há a possibilidade do retorno imediato às aulas presenciais.
De acordo com ele, um “inquérito escolar”, que deve ser implantado futuramente, vai ser importante para monitorar o avanço da pandemia e direcionar as decisões do governo nesse sentido.
Fonte: G1 ES