A chegada de manchas de óleo ao litoral sul da Bahia no último fim de semana ligou o alerta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente capixaba. Tanto que, na tarde desta segunda-feira (21), uma equipe de técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) se reunirá para planejar as ações caso o material aporte nas areias do Norte do Estado.
As manchas de óleo que atingem o litoral nordestino desde o dia 30 de agosto chegaram ao sul da Bahia no último e sábado (19) e atingiram dois dos principais destinos turísticos da região: Itacaré e Ilhéus. No total, cerca de 1 kg do combustível foi retirado das praias do sul baiano.
Segundo matéria divulgada pela Folha de S.Paulo, em Itacaré, as manchas foram identificadas nas praias de Itacarezinho, Tiririca e Resende. As três estão entre as praias mais famosas do sul da Bahia e são conhecidas por ser um dos melhores pontos do litoral brasileiro para a prática de surfe. Em Ilhéus, pequenas manchas foram encontradas na praia de Olivença, uma das mais frequentadas pelos turistas.
Fonte: EShoje