
O último domingo (25) foi de muita celebração no Parque Cultural Casa do Governador! O espaço, consolidado como a maior galeria a céu aberto do Espírito Santo, comemorou os três anos de abertura ao público, com show do artista paraibano Chico César. Ele apresentou ao público capixaba o show “Aos Vivos”, que celebra os 30 anos do seu álbum de estreia. O público cantou sucessos como “Mama África”, “Deus me Proteja” e “À Primeira Vista”.
Para comemorar estes três anos, a programação contou ainda com Yoga Integral com Mariana Peixoto, oficina de Maquetes Cartográficas com Ricardo Breguelé, visita mediada no Bosque de Esculturas com os educadores do Parque, Feira Curva com empreendedores capixabas e praça de alimentação.
“Estamos comemorando três anos do Parque Cultural Casa do Governador, mas quem ganha presente são os visitantes, que têm um parque cada vez mais estruturado, que virou uma grande opção de lazer. Já foram contabilizados mais de 100 mil acessos. A gente incentiva a cultura, faz projetos na área de sustentabilidade e de lazer. Um local lindo que as pessoas tinham vontade de conhecer e que se estruturou, fazendo parte agora do roteiro de quem vem visitar o nosso Estado”, afirmou o governador Renato Casagrande, que acompanhou a programação ao lado da primeira-dama Maria Virgínia.
O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, destacou a importância do espaço. “É emocionante ver tudo o que aconteceu nesses anos: a consolidação como a maior galeria a céu aberto do Estado, os eventos sediados e os milhares de visitantes que passaram por aqui. Além disso, com a recente inauguração da Galeria Gabinete, queremos oferecer cada vez mais opções culturais, reforçando nosso compromisso em manter este espaço como um símbolo da cultura do nosso Estado”, comentou.
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e também é reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o parque é gerido pela Secretaria da Cultura (Secult) em conjunto com a Secretaria do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a domingo, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto