
O evento, realizado pela Central de Serviços, reuniu centenas de trabalhadores que atuam diariamente na coleta de resíduos, varrição, manutenção de espaços públicos, drenagem urbana e ações de limpeza em toda a cidade.
Além do café da manhã, a celebração contou com sorteio de brindes e eletrodomésticos, entrega de medalhas simbólicas e contou com a apresentação animada da Banda da Guarda Municipal de Vitória.
Reconhecimento
O prefeito Lorenzo Pazolini destacou a importância da valorização dos profissionais de limpeza urbana que contribuem diretamente para o bem-estar da população.
“Estamos aqui para reconhecer e agradecer a dedicação desses profissionais que mantêm nossa cidade limpa, bonita e acolhedora todos os dias.
Vitória é referência em limpeza urbana e isso só é possível graças ao trabalho sério e comprometido de cada um que está aqui hoje”, disse o prefeito.
Trabalho conjunto
“É um trabalho conjunto entre nós, profissionais, e a população. Em uma cidade bonita como a nossa, é fundamental que cada morador e cada família façam a sua parte, descartando o lixo da forma correta, nos locais e horários adequados.
Além de otimizar o serviço de coleta, essa prática contribui muito para a limpeza pública e para o bem-estar coletivo”, afirmam os garis Thaylan Chagas e Paulo Vinícius Nascimento.
Heróis sem capa
Além de promover um momento de confraternização, a celebração também reforça o papel imprescindível e estratégico desses profissionais na qualidade de vida urbana. A saúde pública, a prevenção de alagamentos e o fortalecimento de políticas como a coleta seletiva e a educação ambiental, estão diretamente ligadas ao trabalho desses verdadeiros heróis.
De acordo com o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, o evento para homenagear o Dia Nacional do Profissional de Limpeza Urbana é uma forma de retribuir, simbolicamente, o esforço coletivo dos servidores.
“É um dia de festa, mas também de reconhecimento. O profissional de limpeza urbana é peça-chave na rotina da cidade. Cada rua limpa, cada espaço público cuidado, tem a marca do trabalho desses homens e mulheres. Nosso compromisso é seguir valorizando cada um deles com respeito, estrutura e dignidade”, afirmou Leonardo.
Valorização
Apesar de serem fundamentais para o funcionamento da cidade, esses profissionais muitas vezes enfrentam a invisibilidade social. A data é uma oportunidade para romper esse silêncio e reafirmar que os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana exercem uma das funções mais essenciais do mundo contemporâneo — responsáveis não apenas pela limpeza, mas por preservar a saúde, a dignidade e o direito coletivo a uma cidade melhor.