segunda-feira, 29 abril, 2024

Entenda a relação entre aquecimento global e duração dos dias

Com muitas interferências na natureza, as mudanças climáticas são um potencial fator para alteração no nosso precioso tempo. Segundo um estudo recente na Califórnia, o aquecimento global pode estar diminuindo a duração dos dias.

No entanto, com os ajustes realizados nos relógios atômicos é possível que não venhamos ser afetados com tal fenômeno diretamente no ponteiro do nosso relógio. Mas como exatamente isso tudo está acontecendo? Quais detalhes revelam esse estudo e como esse ajuste é feito? Entenda agora, neste artigo!

Aquecimento global e duração dos dias: como os relógios atômicos são ajustados

Ads by Kiosked
Imagem: Bruce Rolff – Shutterstock

Antes de mais nada, é preciso entender que o movimento de rotação da Terra não é perfeito. De forma que a velocidade de rotação pode mudar à medida que acontece o atrito entre as águas do oceano com o fundo do mar, a gravidade do Sol e da Lua, a velocidade de rotação do núcleo da Terra, alterações na distribuição de massa do planeta e em sua superfície, dentre outros fatores.

Portanto, com tais influências na rotação do planeta entram em cena os relógios atômicos, que contribuem para manter o equilíbrio e constância das horas. Dessa forma, os relógios atômicos são ajustados para corresponder exatamente à rotação do planeta.

São utilizados 450 relógios atômicos para ajustar os relógios e as zonas temporais em todo o planeta. A coordenação é realizada desde 1969 pelo UTC (Coordinated Universal Time, ou Tempo Universal Coordenado).

O método usado para tal façanha é o seguinte: os cronometristas incluem segundos extra quando necessário para igualar as duas medidas. O curioso é que essa medida foi necessária apenas 27 vezes, desde que foi criada em 1972.

Porém, com a descoberta da lentidão do tempo, devido ao aquecimento global que está influenciando na duração dos dias, essas medidas precisarão serem um pouco diferentes. Confira na sequência.

Estudo na Califórnia aponta que aquecimento global está impactando a duração dos dias

proposta-cientistas-particulas-polo-norte-e-sul

Ads by Kiosked
Imagem: Animais polares à deriva em um pedaço de gelo no meio do oceano. Créditos: VladisloveM/Shutterstock

Segundo o realizado pelo geólogo Duncan Agnew, da Universidade da Califórnia, o derretimento das camadas de gelo na Groenlândia e Antártica está diminuindo a velocidade de rotação da Terra e, consequentemente, estaria influenciando no ajuste de tempo global.

Agnew descobriu que a diminuição na rotação está tornando os dias mais longos. Além disso, o derretimento das calotas de gelo estaria alterando a distribuição de massa na superfície do planeta. O que, por sua vez, altera a dinâmica entre o acoplamento do núcleo da Terra com sua crosta. Dessa forma, a pesquisa também revelou que essa alteração de massa por causa do derretimento do gelo fez com que uma parte se movesse mais lentamente que a outra.

Sendo assim, a desaceleração da rotação do núcleo está acelerando a rotação das camadas externas. Deste modo, para que os relógios continuem sincronizados, os cronometristas precisarão remover segundos bissextos do UTC no futuro. Ou seja, totalmente o inverso do que foi feito durante anos, desde que o método de adicionar segundos foi criado.

Embora, o movimento de rotação da Terra e os relógios atômicos ainda estejam alinhados, as previsões, segundo o estudo, é que os cronometristas tenham que ajustar os relógios já em 2026

Fonte: Olhar Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *